Challenge Citroen Saxo by ACB Racing dá provas de ser modelo de sucesso tanto a nível competitivo como organizacional
Um fantástico 5º lugar da geral e o triunfo no Challenge Citroen Saxo by ACB Racing foram os frutos que Pedro Lança e Rui Serra vieram colher aos Açores numa exibição de encher o olho e que deixou rendido o público terceirense.
O Challenge Saxo foi mesmo o sal e a pimenta do rali até porque na luta pela vitória estiveram sempre várias equipas, dando bem a nota da competitividade que o novo troféu monomarca veio trazer aos ralis dos Açores. A visibilidade mediática e a dinamização do Parque de Assistência foram fatores em que o Challenge também marcou pontos.
A primeira posição foi ocupada, ao longo do rali, por 3 pilotos diferentes e os 3 primeiros nunca estiveram completamente definidos até ao fim do rali. Tiago Valadão e Wilson Mendes foram os primeiros líderes mas depois de terem sido os mais rápidos na classificativa de abertura do rali, a super especial “Avenidas”, bem cedo na manhã de sábado surgiram os problemas que provocaram o seu abandono. Na primeira posição ficaram, então, Fábio Valadão e Bruno Narciso. As três primeiras classificativas da manhã de sábado foram ganhas por Fábio Valadão e Lisuarte Mendonça. Mas o continental Pedro Lança mantinha-se muito perto e aproveitou mesmo a maior velocidade de ponta do seu Saxo que conta com uma caixa de série de troféu, portanto mais longa, para ascender à liderança no final das duas rondes matinais por Agualva e Fajãs.
À tarde, quando os troços mais sinuosos poderiam deixar antever uma nova troca de líder, Lança aguentou e ganhou, sempre com Fábio Valadão e Lisuarte Mendonça no encalço. O último troço foi mesmo decisivo no que diz respeito ao Challenge. Lança confirmou a vitória, enquanto Lisuarte Mendonça e Miguel de Sousa Azevedo passavam para a 2ª posição mesmo no final do rali, relegando Fábio Valadão para 3º.
Menos sorte tiveram as duplas Tiago Valadão / Wilson Mendes e Gastão Luís / Mário Gomes que abandonaram por problemas de motor. Fábio Fontes e Paulo Vilas desistiram com problemas elétricos quando rodavam em 4º lugar.
|Comunicado de Imprensa|