quarta-feira, 18 de junho de 2014

Moura vence Ilha Azul mas Rego ainda comanda o regional

Foto: Luís Lourenço
Ricardo Moura e Sancho Eiró continuam na senda vitoriosa que têm seguido nos ralis açorianos ao vencer o 25º Ilha Azul que hoje terminou na ilha do Faial. A vitória do campeão regional foi clara e construída desde cedo. No final da 3ª prova especial de classificação a distância para os restantes já rondava o minuto quando não se tinham percorrido ainda 30 km ao cronómetro.
A partir daí os andamentos equilibraram-se ou porque Moura já não dava o máximo ou porque, bem pelo contrário, Luís Miguel Rego e Pedro Vale se envolveram numa luta que os levou a aplicar-se. Vale e Medeiros chegaram a colocar-se a 7 décimos dos seus adversários na luta pela 2ª posição mas Rego e o seu navegador, José Pedro Silva, reagiram bem, terminaram a manhã com 7,5s de vantagem depois de vencerem o último troço da secção e assinaram uma boa atuação nos troços da tarde para terminar com uma vantagem confortável sobre Pedro Vale que conquistou um bom 3º lugar da geral.
Henrique Moniz e Jorge Diniz cumpriram os seus objetivos vencendo claramente as duas rodas motrizes e conquistando o 4º lugar da geral. Marco Silva e Tânia Silva, para além de triunfarem entre os VSH, terminaram com a sempre ambicionada posição de melhor dupla faialense, enquanto o piloto da vizinha ilha do Pico, José Paula, acompanhado por Miguel Ribeiro, faziam valer uma tarde melhor conseguida para chegar à 6ª posição depois de na assistência terem melhorado o setup do EVO IX. Rui Torres e Marco Martins utilizaram o Mitsubishi Lancer, tendo terminado na sétima posição depois dos problemas sentidos no último troço. José Silva foi segundo, tanto entre os faialenses como nos VSH. Silva teve a seu lado Carlos Miguel no Mitsubishi Lancer EVO V. Duas duplas micaelenses encerraram o top 10. Pedro Rodrigues e João Viveiros foram 9ºs, enquanto Rafael Botelho e João Cabral terminavam em 10 da geral mas faziam também o 2º lugar entre os 2 rodas motrizes e garantiam a melhor classificação entre as viaturas RC4. Adalberto Correia e Tomás vultão colocaram o Toyota Rav 4 na 3ª posição entre os VSH. Filipe Rolando Marques terminaram 12º, à frente de Nuno Oliveira e José Pereira. Paulo Nóbrega e Élio Medeiros começaram bem na super especial mas problemas de travões ao longo de todo o dia de sábado atiraram o EVO VI para o 14º lugar da geral. António Ortins e Flávio Mota levaram o Yaris à vitória na categoria RC5. Carlos Martins e João Silva, mais habituados a provas de asfalto, terminaram na 16ª posição. Sérgio Rosa e Rui Correia bateram Carlos e tânia Oliveira na batalha pela vitória entre os VSH de 2 rodas motrizes. Pedro Pereira e César Pereira levaram o único clássico em prova à 19º posição final.
Entre os desistentes há a registar os nomes de Diogo Pereira e Manuel Lemos que capotaram na super especial. Carlos Andrade e Rui Silva nem chegaram a partir para a super especial, enquanto Pedro Mendonça e José Melo abandonavam na 3ª prova especial de classificação. Os irmãos Rúben e Estevão Rodrigues desistiram no final da PE3 numa altura em que ocupavam a 7ª posição da geral e a 2ª entre os 2 rodas motrizes com o Citroen Saxo Cup. Marco e Hugo Goulart abandonaram no final da secção matinal, numa altura em que eram 15ºs. Luís Mota e José Pimentel tiveram uma prova difícil e já não partiram para a secção da tarde depois de durante a manhã já terem penalizado fortemente. Marco Soares e Rita Silva sofreram uma saída em Caldeira Chão Frio 2 depois de terem ficado sem direção no Saxo Cup. Na altura, Marco Soares estava às portas do top 10 e era 3º entre os 2 rodas motrizes. Os líderes do Campeonato de Ralis dos Açores na categoria VSH, Filipe Costa e Hélio Goulart, abandonaram “em casa” depois de terem conseguido vitórias no Sical e no SATA. O abandono surgiu no último troço numa altura em que eram 11ºs da geral e fechavam o pódio dos VSH.
Depois do 3º rali pontuável para o Campeonato dos Açores, Luís Miguel Rego continua a ser o primeiro com um total de 63,5 pontos mas viu Moura aproximar-se. A distância que separa os dois pilotos do Team Além Mar é agora de 4 pontos.
|Francisco Veloso|